Continuam abertas as inscrições para mesário voluntário nas eleições 2012

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Política, Vit. da Conquista | Data: 22 ago 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Na Bahia, mais de 8.000 eleitores já se cadastraram. Projeto piloto foi iniciado em 2006, em Vitória da Conquista     

Os eleitores que quiserem atuar como mesários voluntários ainda podem se inscrever no projeto para as Eleições 2012. Criado em 2006 pelas 39ª, 40ª e 41ª Zonas Eleitorais sediadas no município de Vitória da Conquista, foi expandido em 2008 para todo o Estado, sendo implementado nas 205 Zonas Eleitorais do Estado da Bahia.

O objetivo do projeto é recrutar universitários, secundaristas e a sociedade como um todo para exercer a cidadania e participar do processo eleitoral, reforçando a importância da lisura do processo. No ano de 2010, 23.337 voluntários foram nomeados, representando 19,34% do quantitativo de mesários necessários.

Benefícios – Entre os benefícios dos mesários, estão dois dias de folga no trabalho para cada dia de serviço nas eleições e a possibilidade de desempate em concurso público, caso esteja previsto no edital. O mesário voluntário que estudar em alguma das 57 faculdades conveniadas ao TRE também tem as horas trabalhadas convertidas em atividades extracurriculares ou complementares.

A Bahia precisa contar com 130.000 mesários no dia das eleições. Por isso, cada participação é muito importante. Para participar, basta se inscrever através do link: http://www.tre-ba.jus.br/institucional/o-tre-ba/tre-social/mesario-voluntario/formulario-mesario-voluntario. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, os inscritos ficam em um cadastro de reserva, que pode ser utilizado a qualquer momento, caso os cartórios necessitem fazer alguma substituição.

Os comentários estão encerrados.