Crianças, não imitem o Robinho!

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 01 dez 2013

Tags:, , ,

POR WOLMAR CARREGOZI*

Wolmar-Cópia5Robinho: comemorando o gol com o dedo sujo na boca!

Todos sabem que a higiene é primordial para o nosso bem estar. São “regras” simples que, infelizmente, nem todos as seguem e por isto centenas de pessoas passam mal diariamente sem se darem conta do que as fez mal.

Verminoses, disenterias, cólera, doenças de pele, hepatite, são exemplos de como a falta de cuidados com a higiene pode nos fazer mal. Bactérias, fungos, protozoários e outros micróbios são considerados os inimigos invisíveis que tentam nos atacar o tempo todo, daí o fato de ter que lavar muito bem os alimentos antes de manuseá-los e/ou ingeri-los, cuidar da higiene doméstica – isso inclui limpeza da casa, do terreno em que ela se encontra, das ruas e córregos.

Da mesma forma, devemos lavar todos os objetos que entram em nossa casa, tais como latas, frutas (mesmo aquelas que retiramos a casca para consumir), legumes, verduras que possam trazer sujeira adquirida em sua procedência, tais como agrotóxicos, etc.

A unha é uma das partes do corpo que mais acumula sujeira e microorganismos nocivos à saúde, pois, utilizamos as mãos para manipular a maioria dos objetos que estão cheios desses micróbios, que podem perfeitamente se instalar em baixo das unhas e sem querer podemos colocar o dedo na boca, coçar os olhos, coçar a pele, tocar em objetos e assim,involuntariamente, contrair uma contaminação.

Devemos também estar atentos ao fato de não compartilhar roupas e outros objetos de uso pessoal, tais como, desodorantes em bastão e roll on, aparelhos de barba (risco de contrair sicose da barba, micoses e outras), toalhas, escovas de dente e de cabelo, etc.

Frequentemente, através da TV podemos testemunhar maus exemplos por parte de celebridades, entre elas o Robinho, craque do nosso futebol, que ao comemorar seus gols leva o polegar à boca, ou morde a camisa suada e suja, numa demonstração de total displicência com relação à higiene. Portanto, alertemos às nossas crianças que procurem imitar o Robinho apenas na maneira de jogar.

Microorganismos que trazem mal à nossa saúde, estão em todos os lugares, na água, no ar e podem entrar em nosso organismo pela boca, pelo nariz e pela pele. Assim, no que se refere a qualquer doença, é melhor prevenir do que remediar.

 

*Wolmar Carregozi é clínico geral, ginecologista, obstetra e médico do trabalho.

Os comentários estão encerrados.