Crimes Cibernéticos

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 17 nov 2012

Tags:,

Por Lauro Oliveira/Analista de Sistemas

O cyber crime ou crime digital são todas atividades em que um computador ou rede de computadores é utilizado como ferramenta para ataque em servidores ou computadores, com intenção de cometer crimes como roubos de dados pessoais, empresariais, desvios de dinheiro, ou até mesmo, quando é usado para atacar moral e psicologicamente outras pessoas.

A capacidade técnica para cometer tais crimes é bastante reduzida entre os usuários que os pratica, geralmente usam Engenharia Social (enganação) para conseguir acesso aos dados ou as senhas dos usuários. Os verdadeiros Hackers usam mais facilmente sistemas como keylogger que capturam tudo que é digitado no PC e em seguida é enviado a um e-mail pré-configurado e assim informando tudo que foi digitado inclusive login e senhas do usuário.

Para infectar a máquina com um keylogger é preciso que o usuário da máquina “permita”, ou seja, aceite um e-mail infectado ou dê acesso a máquina (mais comum em Lan House). Há também outros tipos de ataques a servidores onde é preciso um conhecimento muito mais específico de rede e assim explorar as falhas da rede e dos sistemas instalados no computador da vítima.

Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que criminaliza roubar senhas e arquivos, como fotos, conteúdos de emails, entre outros, agora poderá dar prisão.  A lei ficou popularmente conhecida como Lei Carolina Dieckmann, pelo fato ocorrido com a atriz, que teve fotos íntimas retiradas de seu computador pessoal e vazadas na internet.   O que mais me admira é que se houver um real interesse das autoridades, estes criminosos podem ser facilmente pegos, pois tudo que se faz nos computadores e nas redes deixam rastros, IPS e LOGs de servidores são facilmente interpretados por analistas capacitados e assim torna-se fácil a localização e identificação dos criminosos. Infelizmente não há na justiça nem na polícia, material humano capacitado para tal atividade, e por isso os crimes digitais continuam avançando de uma forma absurda.

Os comentários estão encerrados.