Debate sobre os 50 anos do Golpe Militar em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 28 mar 2014

Tags:,

Da Redação

ditadura militarDepois de Jequié e Itapetinga realizarem ações sobre o “Direito à Memória e à Verdade: 50 anos do Golpe Militar de 1964”, é a vez do campus de Vitória da Conquista organizar as discussões referentes ao assunto, no dia 31 de março. De acordo com a organização, a data foi escolhida por ter “um caráter simbólico, pois neste dia, no ano de 1964, as tropas do General Mourão partiram de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, marcado assim um dia que iria durar 21 anos”.

Com o tema “50 anos do Golpe militar: Conhecer o Passado para mudar o futuro!”, o evento tem como proposta a promoção de debates transdisciplinares sobre o golpe militar, discutindo aspectos relevantes do contexto histórico que levaram ao golpe, bem como seus impactos no país.

A atividade terá inicio às 9 horas, no Teatro Glauber Rocha, com a mesa redonda “Golpe Civil-Militar de 1964 e seus reflexos na sociedade Brasileira”. A programação acontecerá até às 19 horas e conta ainda com a exposição sobre “Mortos e Desaparecidos na Ditadura Brasileira”, de Edimilson Santana do Museu Pedagógico, a exibição do filme “o dia que durou 21 anos” e mais atividades. Os debatedores envolvem docentes, representantes de movimentos sociais e estudantil, da Comissão Municipal da Verdade, ex-presos políticos, imprensa, entre outros participantes. No dia 2 de abril, às 08h30, será realizada uma sessão especial na Câmara dos Vereadores para discutir o tema.

A iniciativa é do Programa de Educação em Direitos Humanos (PEDH) da Uesb, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Comissão Municipal da Verdade. Mais informações pelos telefones (77) 3424-8614 / 9114-2616 ou através do e-mail pedh@uesb.edu.br. Acesse a programação completa.

 

Os comentários estão encerrados.