Deputados da oposição se manifestam contrário a fechamento de hospitais psiquiátricos na Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 27 set 2017

Tags:, ,

Da Redação


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se manifestou contra a proposta do governo do Estado para o fechamento de três hospitais psiquiátricos estaduais. Entre eles, o Hospital Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, que já teve suas atividades suspensas.

Os deputados reforçaram a posição do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Defensoria Pública da União (DPU), que moveram de forma conjunta uma ação civil pública com pedido de liminar contra a medida. Os parlamentares discutiram o assunto em reunião na AL-BA, com representantes das entidades.

“Os serviços atuais de hospital, ambulatório e emergência, especializados atendem em média 60 mil pacientes no estado. Militantes da causa afirmam que o fechamento dos hospitais psiquiátricos deve causar um colapso no atendimento, pois outras unidades, a exemplo das Upas, não estão preparadas para atender a demanda, uma vez que tem crescido o número de pessoas com doenças mentais, a exemplo da grave depressão que pode levar ao suicídio”, aponta a bancada em nota.

Os Hospitais Juliano Moreira e o Mário Leal, em Salvador; e o Lopes Rodrigues, em Feira de Santan, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, devem ter o mesmo destino do Hospital Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista.

Os comentários estão encerrados.