Descarte irregular de lixo continua gerando problema em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 02 set 2015

Tags:, , ,

banner_shop_05

por Mateus Novais
foto: WhatsApp BRG

IMG_4761Estrada do Povoado da Choça antes do entulho

Uma das cidades onde mais se constrói no Nordeste, Vitória da Conquista, sofre com os benefícios do desenvolvimento propiciado pela construção civil. Enquanto um bom número de empresas faz sua parte reutilizando material ou descartando seus resíduos em locais adequados, outra parcela insiste em desrespeitar a lei, contando com a deficiência da fiscalização.

Esses problemas de descarte irregular de resíduos se tornam mais evidentes em comunidades rurais mais próximas da área urbana da cidade, como no Povoado da Choça. Moradores dessa localidade encaminharam para a redação do BLOG DA RESENHA GERAL um flagrante desse desrespeito ao meio ambiente. Nas fotos encaminhadas pelos moradores, é possível ver o antes e o depois de uma estrada vicinal do povoado, próximo ao bairro Lagoa das Flores.

lixoEstrada do Povoado da Choça depois do entulho

“De um lugar bastante agradável, onde o único transtorno que tínhamos era o da força da natureza, que trazia uma paisagem diferente a cada estação e, de uma forma ou de outra, gostávamos do resultado! Hoje, infelizmente, o único sentimento que temos é o de indignação ao ver o descaso de algumas empresas com o meio ambiente, pois este lugar virou um verdadeiro lixão”, conta Elizete Barros, dona de um sítio no local.

Segundo dona Elizete, ela e seus vizinhos denunciaram o fato às secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente. Porém, só depois que os próprios moradores identificaram o autor do descarte, que foi notificado. Mas o responsável pelo descarte acabou passando uma máquina no local, que só fez espalhar o entulho.

Ainda assim, o problema do descarte irregular de material não parou. “O lixão continua crescendo, são materiais de construção, lixo residencial e, até, animais mortos que jogam aqui. E nossas propriedades sendo invadidas por todo tipo de bicho peçonhento”, desabafa dona Elizete.

lixo 2

Para tentar controlar problemas como o que é vivido pelos moradores do povoado da Choça é que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, na próxima quinta-feira (3), uma Audiência Pública. Os vereadores Gilzete Moreira (PSB), Adinilson Pereira (PSB), Cícero Custódio (PV) e Juvêncio Amaral (PV), que propuseram a evento querem encontrar soluções viáveis à destinação dos resíduos sólidos na cidade, como insumos para outras atividades. “Aqueles resíduos gerados nas residências, e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da cidade, além da sobra de varrição de praças e locais públicos, que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda, podem ganhar uma nova finalidade”, argumentam os vereadores.

A Audiência ocorrerá no plenário da Câmara, a partir das 19 horas.

Os comentários estão encerrados.