Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Diga não ao preconceito

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 02 abr 2019

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Fonte:D.Pernambuco

Ampliar o conhecimento e romper os preconceitos contra autistas é uma das metas do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste dia 2 de abril. Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras ainda são grandes. Segundo especialistas, o preconceito e a discriminação são os maiores problemas enfrentados por autistas e suas famílias.

Os transtornos do espectro autista (TEA) são uma condição com a qual uma pessoa precisa conviver ao longo da vida e que afeta a forma como ela se comunica e interage com o mundo. Composto por uma série de diferentes formas de apresentação, esse transtorno apresenta-se em graus. Em comum, estão características como mudanças na interação social, limitações na comunicação, comportamentos estereotipados e repetitivos, além de interesses restritos. Essas situações aparecem nos primeiros meses de vida, mas geralmente isso não se reflete em diagnósticos, que podem demorar anos em chegar. Em consequência, há um retardo no início das terapias.

No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças de 0 a 13 anos é de 38,5 milhões. Ao aplicar o índice da Opas, cerca de 241 mil crianças seriam autistas no país. A estimativa, contudo, é que o número seja muito maior, chegando, de acordo com especialistas, a 2 milhões de brasileiros. A causa para a discrepância dos dois dados é a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os comentários estão encerrados.