por Mateus Novais
foto: Ascom PMVC
Mais um capítulo para a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista se desenhou esta semana. Após diversas promessas frustradas sobre a implantação do curso, mais uma vez a notícia volta a circular na cidade. Desta vez, coube ao diretor do campus avançado Anísio Teixeira, Orlando Caires, garantir a autorização do curso para daqui a dois meses.
Segundo Caires, na última semana, uma comissão designada pelo Ministério da Educação esteve na cidade, com a missão de vistoriar as instalações físicas do Campus a fim de verificar se havia condições de se oferecer um curso de Medicina. “Tivemos um retorno positivo nas conversas com essa comissão”, afirmou Caires. Segundo o diretor, o ato autorizativo (última exigência feita pelo Ministério da Educação para a autorização de qualquer curso universitário) deve sair em dois meses.
O diretor garantiu também que serão disponibilizadas 45 vagas no vestibular (Sisu) no segundo semestre de 2015. “À medida que o tempo for passando, ano a ano, vamos avaliar a possibilidade de ampliação desse ingresso, podendo chegar a 80 vagas”, informou Orlando Caires.