Doações no banco de sangue da cidade caem com a época de festas

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 26 dez 2012

Tags:, , ,

Da Redação

A média mínima semanal de doações no banco de sangue da cidade varia entre 50 a 80 doações. O número foi reduzido pela metade nas últimas semanas.

Fim de ano no banco de sangue de Vitória da Conquista é sinônimo de escassez. É que no período, o número de doadores são reduzidos pela metade. Com a chegada do período de festas e férias, muita gente deixa a cidade. E acaba deixando também de doar, comprometendo o estoque.

A média mínima semanal de doações no banco de sangue da cidade varia entre 50 a 80 doações. Mas nas últimas duas semanas, o número de pessoas doando reduziu consideravelmente.

Atualmente, o estoque de bolsas de sangue na unidade está com um número considerado estável. Desde que não haja nenhuma ocorrência de grande proporção que motive um maior uso, como no caso de acidentes, comuns nesta época de viagens.

A médica responsável pela unidade de Vitória da Conquista, Joselinda Pessoa, explica que o estoque atual só está estável por causa da contribuição de vários grupos voluntários que vieram doar durante o ano, como o Serviço Social da Indústria – Sesi, Polícia Rodoviária Estadual, uma academia de judô, dentre outras instituições da cidade.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba da cidade fica no hospital geral de Vitória da Conquista. A partir de janeiro de 2013, por questões administrativas, o banco estará funcionando em dias reduzidos, de terças a quintas-feiras, das 07 às 11h da manhã.

Os comentários estão encerrados.