Doar sangue: ato de solidariedade

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Saúde, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 26 nov 2012

Tags:, , ,

Da Redação

No dia 25 de novembro comemorou-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Vitória da Conquista, Hemoba precisa constantemente de doadores para ampliar estoque do banco de sangue do Hospital Geral da cidade.

Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, a Hemoba, que funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a coleta de sangue no local atende tanto o hospital geral da cidade quanto as cidades de Barra do Choça, Cândido Sales e Belo Campo, além de dar auxílio a hospitais que precisam quando necessário em outras cidades do estado. No último domingo (25) foi o Dia Nacional do Doador de Sangue. E nem só no dia dedicado a uma causa nobre as doações são necessárias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, o percentual de doadores de sangue no Brasil ainda é pequeno: menos de 2%, quando o ideal seria de 3 a 5% por cento.

Em Vitória da Conquista a realidade não é diferente. Segundo a médica responsável pela Hemoba Joselinda Pessoa, só neste mês mais de 300 transfusões sanguíneas foram feitas no hospital. O que reforça a necessidade de doadores fixos e não esporádicos. As bolsas de sangue precisam estar disponíveis no banco, já que o hospital trabalha muito com emergências.

Os requisitos básicos para a doação são muito simples. É preciso estar saudável,  ter entre 18 e 67 anos (maiores de 16, que ainda não tenham completado a maioridade, podem doar desde que tenham o consentimento formal dos pais), pesar mais de 50kg e não estar em jejum no momento da doação.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba fica no hospital geral de Vitória da Conquista e funciona das 07h às 11h da manhã.

Os comentários estão encerrados.