E você, já fez a sua escolha?

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 31 mar 2014

Tags:, ,

por Alessandra Lima

O primeiro passo talvez seja o reconhecimento de que chegou a hora de crescer.

duvida-caminho-intuicao-escolha-1350934656285_560x400Diante de tantas ofertas que o mercado da vida nos oferece, escolher tem se tornado cada dia mais difícil. Quando se trata da escolha da profissão, tudo se complica ainda mais. São muitas as interferências que confundem a cabeça nesse momento, pressão de todos os lados, uma série de possibilidades e várias perguntas internas que não cessam: será que minha escolha será acertada? Serei um profissional realizado, ganharei o suficiente para satisfazer as minhas necessidades?

Escolher, seja qual for a situação é sempre algo difícil, porque implica abandonos, perdas e sempre nos coloca na condição de abrir mão de algo. E aí reside a grande angústia da escolha: e se a opção descartada for na verdade, a melhor opção?

Mas para escolher a profissão, se faz necessário um trabalho intenso de auto-conhecimento. Ao jovem, cabe a árdua tarefa de se conhecer, se questionar, buscar o que gosta e o que lhe satisfaz. É preciso compreender que a escolha profissional confere ao indivíduo uma identidade que vai acompanhá-lo para o resto da vida, e isso não pode ser ditado pelo desejo dos pais, pelas expectativa dos avós, pelas opiniões alheias que tanto confundem nesse momento. O primeiro passo talvez seja o reconhecimento de que chegou a hora de crescer.

Alessandra Lima
Psicóloga
lellematos@yahoo.com.br

Espaço Relacione – 3422-6636

Os comentários estão encerrados.