Em nota oficial, diretoria da Embasa diz que ‘estuda’ retomada do racionamento em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 10 jan 2013

Tags:, ,

Nota Oficial – Ascom Embasa Vitória da Conquista

Água Fria II 09 01 13 - Foto Ascom Embasa 01

As chuvas registradas no mês de novembro do ano passado não foram suficientes para recuperar o nível do reservatório de Água Fria II e a situação preocupa a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que não descarta a retomada do racionamento, suspenso parcialmente em setembro.

Nesta quarta, 09, a barragem de Água Fria II registrou o volume de 5.200 milhões/m³ de água, ou seja, 80% de sua capacidade de armazenamento. Já Água Fria I, com menor capacidade de armazenamento, está com 100 mil/m³, também com 80% da capacidade. Há um ano os mananciais encontravam-se extravasando.

Medidas preventivas para evitar o colapso no Sistema Integrado de Vitória da Conquista no ano de 2013 estão sendo elaboradas o que contempla a elaboração de um plano de racionamento através de um calendário de manobras quando o nível da barragem de Água Fria atingir a cota de alerta; acionamento dos órgãos competentes para fiscalização do uso da água dos mananciais para fins de irrigação e uma campanha de economia para uso racional da água pelos usuários.

A Embasa vem fundamentando as suas ações com base em estudos dos institutos de meteorologia que apontam o prolongamento da estiagem por todo o ano de 2013. Somente se ocorrerem chuvas suficientes para recuperar os reservatórios é que a possibilidade do racionamento será descartada.

Os comentários estão encerrados.