Em sessão especial, prefeita convida governos e entidades a projetar futuro do café no planalto da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Economia, Geral, Vit. da Conquista | Data: 07 ago 2021

Tags:,

Secom/PMVC

Na manhã desta sexta-feira (6), a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Murilo Mármore, participaram da Sessão Especial em homenagem aos 50 anos do polo cafeeiro no Planalto de Vitória da Conquista, no plenário Carmen Lúcia da Câmara Municipal (CMVC). Durante o evento foi destacada a importância da cafeicultura, a partir do início da década de 70, para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade.

A prefeita começou indagando o que seria de Vitória da Conquista, se lá na década de 70, não tivesse o café para desenvolver esta cidade. “Como foi importante a implantação da cultura do café”, disse a Chefe do Executivo Municipal, que destacou no início da cafeicultura, o incentivo do governo federal,  Banco do Brasil (BB), e daqueles moradores que acreditaram no potencial do café para a região. Ela também reforçou a necessidade de se pensar na produção para o futuro e do uso da tecnologia. “Hoje estamos comemorando cinquenta anos do café, mas o que será do café daqui a 50 anos, se não começarmos a pensar agora? Precisamos pensar juntos, Cooperativa, Sebrae, governos municipal, estadual e federal. Trazer a tecnologia e o estudo. Mostrar ao mundo que o café do planalto conquistense é o melhor do mundo”. Sheila finalizou dizendo que está buscando junto ao Banco do Nordeste (BNB) e à Caixa investimentos e linhas de crédito para o setor agrícola.

Em seu pronunciamento, o secretário Murilo Mármore lembrou que a vida econômica do município apresenta duas etapas distintas: antes e após a cafeicultura. O secretário afirmou que há preocupação do poder público municipal em criar condições para que o campo se desenvolva e apresentou que está em curso o projeto Vamos Produzir. “Já contamos com algumas entidades fundamentais para o desenvolvimento como BNB, BB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e também com a Cooperativa. A prefeita Sheila abraçou de uma forma tão decidida esta ideia, de criarmos condições para o que o nosso homem do campo, produza mais, melhore sua renda e qualidade de vida”.

Secretário Murilo Mármore

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Gilmar Dias de Oliveira, afirmou que a cafeicultura, desde a chegada na década de 70, já mostrava a capacidade de mudar a dinâmica da região. “Somada ao cooperativismo, um modo de produção altamente sustentável, potencializou os ganhos que a ela se dedicaram, produtores, empresas e comunidade”, declarou.

Além da prefeita Sheila Lemos, do secretário Murilo Mármore e do presidente da Coopmac, Gilmar Dias Oliveira, a mesa também foi composta pelo presidente da CMVC, Luiz Carlos Dudé, do vereador proponente da sessão, Hermínio Oliveira, da professora da Uesb, Maria Aparecida Castellani, a médica e empresária Ana Paula Dias Viana de Andrade, do jornalista Mário Bittencourt, da gerente regional do Sebrae Josinete Viana, a artista plástica Valéria Vidigal e Geanno Brito, ambos cafeicultores.

Os comentários estão encerrados.