Em sessão virtual Assembleia Legislativa da Bahia abre formalmente os trabalhos do ano de 2021

0

Publicado por Editor 2 | Colocado em Bahia, Política | Data: 03 fev 2021

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 22-12-02-image-2.png

Pela primeira vez na história, a sessão solene de reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, que ocorreu nesta terça-feira (02), foi virtual. Os deputados estaduais optaram pela observância do distanciamento social em respeito às medidas sanitárias de contenção da Covid-19, para evitar a aglomeração em um ato político que tradicionalmente conta com a presença do governador do Estado. Portanto, a primeira sessão plenária dirigida pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) não contou com a presença física do governador Rui Costa que leu a tradicional mensagem anual ao Parlamento através da internet, pois essa sessão inaugurada aconteceu por meio da plataforma Zoom.

Participaram virtualmente da sessão solene, que durou pouco mais de uma hora, as mais altas autoridades civis e militares da Bahia. Apenas o deputado Adolfo Menezes e o governador da Bahia falaram, como prevê o Regimento Interno. Inicialmente, o presidente do Legislativo “invocando a proteção de Deus, declarou aberta a presente sessão solene para a instalação dos trabalhos legislativos da 3ª sessão legislativa da 19ª legislatura”, agradecendo a presença – virtual – dos colegas parlamentares, do governador Rui Costa e demais autoridades. Recém-eleito para a presidência do Legislativo, reiterou o agradecimento ao apoio recebido dos pares e observou que esta cerimônia anual transcende o que está disposto na Constituição e no Regimento.

Para ele, esta solenidade é uma tradição cultivada com zelo pelos deputados, pois o discurso anual governador simboliza a civilidade, a transparência, o respeito e a harmonia que norteiam a relação entre os poderes na Bahia republicana em que vivemos: “Trata-se de um ato que encarna uma liturgia democrática, honrada por todos nós representantes dos baianos”, frisou. O presidente da ALBA reafirmou o apoio suprapartidário da Casa aos projetos que visem a melhoria das condições de vida dos baianos e o desenvolvimento da nossa terra. Em seguida, passou a palavra para o governador Rui Costa que falou por 35 minutos.

O chefe do Executivo traçou um panorama de dificuldades em 2021, mas informou que, apesar da crise econômica, a Bahia tem a sua capacidade de investimento preservada – sendo o segundo melhor do país e detalhou as ações que estão serão realizadas este ano nas vitais áreas da educação e saúde.

Serão selecionados dois alunos com um mínimo de oito nas notas em Português e Matemática que auxiliarão os colegas em atividades extraclasse ou aulas vagas – para recuperarmos parte do que foi perdido nesse ano da pandemia. Esses alunos receberão uma bolsa durante todo o período letivo envolvendo um total de até 52 mil monitores. O governador Rui Costa analisou o impacto do fechamento da Ford, bem como citou ações e investimentos que contrabalançarão essa perda.

O governador elogiou a parceria, o apoio e a solidariedade que o Legislativo oferece para sua administração, e agradeceu a gestão exitosa e austera do ex-presidente Nelson Leal, lembrando que no exercício passado, sob sua batuta a Assembleia, não precisou de qualquer suplementação orçamentária – uma expressiva ajuda ao caixa do Executivo para oferecer bens e serviços aos baianos. Ao deputado Adolfo Menezes, manifestou a sua certeza de manutenção de relacionamento responsável, harmônico e colaborativo, desejando sucesso a ele e a seus companheiros de Mesa Diretora. Antes de encerrar os trabalhos, o presidente do Legislativo agradeceu em nome dos pares as palavras de apreço do governador e assegurou que a Assembleia cumpriria, como sempre o fez, com seus deveres, sem abandonar as suas prerrogativas.

Acompanharam os trabalhos através da plataforma Zoom, além dos deputados estaduais, o desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), representando o presidente Lourival Almeida Trindade; a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; o secretário particular do prefeito de Salvador, Igor Dominguez, representando o gestor municipal Bruno Reis; o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior; vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, comandante do 2º Distrito Naval.

Os comentários estão encerrados.