Embasa aumenta oferta de água, mas oficialmente o racionamento ainda continua em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 24 set 2013

Tags:, , ,


Da Redação

A população já deve sentir menos nos próximos dias os efeitos do racionamento. Mas a orientação ainda é a de economizar água.

Barragem de Água Fria IIA população de Vitória da Conquista ainda vai ter que continuar economizando água. É que mesmo com o aumento da oferta de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) desde o último final de semana, oficialmente o racionamento ainda não acabou.

Os calendários de manobras de água ainda devem ser mantidos, no entanto a população deve sentir menos a privação de águas nas torneiras. É que Água Fria II, principal barragem que abastece Vitória da Conquista, está com um índice do total de sua capacidade em 80%, número considerado bom pela Embasa.

Adutora-em-ConstruçãoLevando-se ainda em consideração que a obra emergencial da adutora do Catolé começou a ser construída em junho deste ano, e que a previsão da Embasa é de que a obra seja entregue no mês de dezembro de 2013, um período de pouco mais de dois meses. Segundo a empresa, com a obra em funcionamento, o equipamento terá capacidade para transportar 300 litros de água por segundo e garantirá segurança hídrica para encerrar o racionamento em Vitória da Conquista. A adutora deve suprir a necessidade de água no município pelos próximos cinco anos, tempo de construção da Barragem do Catolé, que retirará água do mesmo rio e deverá ser construída no ano que vem.

Desde o dia 15 de maio de 2012, o município de Vitória da Conquista enfrenta um racionamento de água instaurado pela. No dia 18 de março de 2013, ocorreu uma intensificação do racionamento, ou seja, a população teve que economizar ainda mais a água que caía das torneiras.

Os comentários estão encerrados.