Embasa convoca imprensa para falar da crise hídrica em Vitória da Conquista 

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 13 maio 2016

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais
foto arquivo BRG

DSC_1449Barragens Água Fria 1 e 2 possuem 2,6 bilhões de litros de água acumulados (39% de sua capacidade total)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) convocou a imprensa de Vitória da Conquista para uma coletiva para tratar a disponibilidade hídrica das bacias dos rios Catolé, Água Fria e Monos e as medidas para garantir a continuidade do abastecimento de água no município. Na convocação, a Embasa não aponta, mas há a possibilidade de que seja anunciado o início de mais um racionamento em Conquista. A coletiva ocorrerá na próxima segunda-feira (16), às 9h.

De acordo com a Embasa, a falta de chuvas e a consequente crise hídrica em toda a região estão contribuindo para a redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II e diminuindo a vazão do rio Catolé. “Juntos, esses mananciais estão ofertando apenas 13 mil litros de água por dia. No entanto, para atender a demanda da cidade, seriam necessários 48 mil litros. Atualmente, os reservatórios possuem 2,6 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 39% de sua capacidade total de acumulação. Enquanto isso, a adutora do Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, hoje representa apenas 20% da oferta”, aponta a empresa.

Para a coletiva, os técnicos da empresa estão refazendo os cálculos para definir como ficará a situação de abastecimento em Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo e se há a viabilidade de estender o início do racionamento. Segundo os cálculos atuais, somente neste mês de maio a barragem já apresenta um déficit diário de 20.500 metros cúbicos de água (20,5 milhões de litros), enquanto no período mais drástico de 2012/2013 apresentava déficit de 7.000 metros cúbicos de água (sete milhões de litros) por dia.

Participarão do encontro, o Gerente da Unidade Regional da Embasa, José Olímpio Cardoso da Silveira, o Gerente do Escritório Local, Álvaro Aguiar, além de técnicos do corpo operacional e da área socioambiental da empresa.

Os comentários estão encerrados.