Embasa liga alerta para novo racionamento em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 17 jun 2014

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

DSC_03243-1024x685A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a vazão dos mananciais (Rios Monos e Água Fria) tem caído drasticamente e as previsões de chuva estão abaixo do esperado para o período do ano. Esta combinação tem gerado preocupação quanto ao fornecimento de água para Vitória da Conquista.

Para evitar um novo racionamento, a Embasa iniciou uma campanha para estimular a população a economizar água. De acordo com o gerente local da Embasa, Álvaro Aguiar, “com pequenas mudanças no dia a dia com relação ao uso da água, é possível conseguir grandes benefícios, incluindo uma conta mais baixa. Fechar a torneira quando escovar os dentes ou passar sabonete no banho, lavar o carro com balde, jamais usar água para varrer a calçada e o quintal são algumas dicas de consumo consciente de água. Essas práticas devem ser constantes, não só no verão”.

A empresa também garante que está fazendo a sua parte. Os técnicos da empresa também estão mobilizados para conter de forma rápida os possíveis vazamentos na rede de distribuição. “Por isso, qualquer quebra na rede, a população também pode nos ajudar, ligando para o 0800 0555 195”, explica Aguiar.

Dicas de economia

Ficar atento aos vazamentos é fundamental. Caixas d’água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo. Para detectar vazamentos, em tubos e conexões, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel e observe se o hidrômetro registra alteração nos ponteiros dos relógios ou no marcador depois de uma hora sem uso de água. Veja, também, se não há manchas de umidade nas paredes. É fundamental consertar os vazamentos de imediato, assim que forem descobertos.

  • Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
  • Ao levar o carro em vez de usar mangueira, use balde.
  • Faça sua higiene diárias, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
  • Substitua vasos antigos por novos, que consomem seis litros por fluxo, e utiliza a caixa com descarga acoplada.
  • Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador é um acessório que tem a função de misturar ar à água, dando uma sensação de maior volume, podendo reduzir o consumo de 50% a 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de micro jatos.
  • Deixe acumular as roupas e lave de uma vez. Se for lavar na mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
  • Use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia. Atenção! Ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
  • Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Use a vassoura. Depois jogue a água depositada em um balde (sobras de águas de lavagem de roupas que já estão com sabão, por exemplo).

Os comentários estão encerrados.