Entidades sindicais do comércio de Vitória da Conquista discutem Termo Aditivo Emergencial à Convenção Coletiva de Trabalho

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Trabalho, Vit. da Conquista | Data: 30 mar 2020

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_e2_piscina-3.gif

Na última quinta-feira (26), o Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Vitória da Conquista – SECVC, Joir Souza Sala, o Superintendente da entidade, Márcio Carvalho e o Coordenador Jurídico, José Gil Alves, se reuniram com representantes do Sindicato do Comercio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista – Sincomércio para tratar do Termo Aditivo Emergencial à Convenção Coletiva 2020/2021.

O termo é uma resposta sugerida pelo SECVC as mais recentes determinações do poder público (Federal, Estadual e Municipal) após a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que impactaram diretamente nas atividades comerciais.

Foram discutidos pontos essenciais para o trabalhador, como o pagamento dos salários do mês de março/2020, as férias coletivas e individuais e o funcionamento do banco de horas. Segundo o presidente do SECVC, Joir Souza Sala, os dois Sindicatos chegaram a um termo em comum que será encaminhado a todas as empresas. “Esperamos que elas adotem as recomendações do aditivo no sentido de tentar garantir o emprego do comerciário e manter os seus salários. Pedimos a Deus que essa tempestade passe o mais rápido possível”, afirmou.

O presidente do Sincomércio, João Luiz dos Santos, garantiu que a prioridade é a estabilidade dos trabalhadores. “Estamos atentos e vigilantes trabalhando diuturnamente e acompanhando a situação para que tenhamos o menor impacto possível na nossa cidade e, principalmente, na manutenção do emprego.”

Remuneração Salarial – Março/2020

– Os pagamentos dos salários do mês de março poderão ser pagos até o dia 20/04/2020 para os empregados do comércio.

Banco de horas

– O período estabelecido por meio do Decreto Municipal Nº 20.202, resultará em banco de horas a favor do empregador. As horas deverão ser compensadas em até 12 meses a partir do término do Decreto.

Férias

– Fica facultado às empresas concederem férias individuais ou coletivas na forma integral ou proporcional de até 30 dias ininterruptos, independente de aviso prévio.

– As empresas poderão fracionar o período em 3 períodos iguais de 10 dias.

Considerando a incerteza do momento e que novas medidas que afetem o comércio podem ser implementadas, as entidades acordaram em manter um diálogo direto durante todo esse período, com a realização de negociações constantes entre as partes.

A íntegra do Termo Aditivo pode ser encontrada no Site do SECVC: https://ocomerciario.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Termo-aditivo-emergencial-a-convenc%CC%A7a%CC%83o-co_20200326135800.pdf

Os comentários estão encerrados.