Estudantes de Vitória da Conquista lançam jornal sobre ações ambientais vivenciadas na cidade

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Educação, Vit. da Conquista | Data: 29 out 2018

Tags:,

Fonte: S.E.E.B

Fotos: Divulgação

Os estudantes do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas,  em Vitória da Conquista, lançaram, nesta última quarta-feira (24), a edição da unidade escolar do Jornal Eco Teens, que tem como título ‘Conquista que te quero verde’. O jornal sobre meio ambiente faz parte do projeto Eco Teens, no qual estudantes de escolas públicas e privadas do município participam de toda a elaboração do conteúdo. A ação é uma inciativa do Ministério Público da Bahia, em parceria com a prefeitura Municipal, os conselhos municipais de Meio Ambiente, de Acompanhamento do FUNDEB e de Educação, além do Núcleo Territorial de Educação de Vitória da Conquista (NTE 20).

A última edição do jornal foi criada pelos estudantes do Colégio Estadual Eduardo Sá Nunes e teve como tema ‘Água em foco: percorrendo o caminho da água em Conquista’. Já a 16ª edição, que foi protagonizada pelos estudantes do Instituto, destaca as ações de Vitória da Conquista com relação ao meio ambiente. Para a elaboração do jornal, os estudantes fizeram pesquisas e participaram de uma aula de campo na Reserva Florestal do Poço-Escuro, onde nasce o Rio Verruga, que é considerado um dos mais poluídos do Brasil. Nas proximidades do local, eles também observaram o descarte irregular de lixo. As experiências foram relatadas pelos estudantes em seus textos.

Algumas das ações destacadas no jornal foram a distribuição de sementes realizada pelos estudantes na Avenida Siqueira Campos, como uma forma de mobilização da comunidade, além do plantio de árvores na unidade escolar, executado em parceria com o Grupo de Escoteiros de Vitória da Conquista. Em uma das matérias, os estudantes destacam a beleza das plantas ornamentais da cidade, a exemplo do Melocactus Conoideus, que é uma espécie de cactos natural do município

A estudante Kenia Bugança, 17, 2° ano, disse que gostou muito da experiência de ir à campo e escrever para o jornal. “Escrevi a matéria ‘Somos corresponsáveis na defesa da qualidade de vida’ juntamente com mais três colegas na qual falamos da importância da responsabilidade de preservarmos o meio ambiente”, disse a estudante, que também faz parte do Núcleo de Jornalismo do colégio, no qual colabora na produção de programas para a rádio escolar e na elaboração de matérias para o jornal do colégio.

Quem também colaborou na produção do jornal foi Michael Oliveira Sousa, 17, 2º ano. Foi muito bom visitar os locais e ajudar a produzir nosso jornal, pois alertamos as pessoas sobre desmatamento, poluição e outras questões ambientais da nossa região”, afirmou o estudante.

Os comentários estão encerrados.