Estudantes, professores, sindicatos e políticos protestam contra o fechamento do Colégio Estadual Nilton Gonçalves

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 29 nov 2017

Tags:, ,

Da Redação
fotos: Rafael Gusmão


Na manhã desta quarta (29), foi realizada uma grande manifestação no Centro de Vitória da Conquista contra o fechamento do Colégio Estadual Nilton Gonçalves. O ato, que contou com a participação de estudantes, professores, sindicatos e políticos, teve como objetivo chamar a atenção do governador Rui Costa (PT) para a questão.

No último mês, a Secretaria Estadual de Educação anunciou que, a partir de 2018, o Colégio Estadual Nilton Gonçalves não irá mais funcionar. Segundo a pasta, como a unidade escolar funciona em um prédio alugado, o fechamento da escola se deve “exclusivamente, à otimização dos custos”. Com a decisão, Os aproximadamente 800 estudantes serão transferidos para outras unidades.

No entanto, ao pensar apenas no enxugamento de despesas, o Estado desconsidera uma série de problemas que a população enfrentará com o fim do Colégio. Conforme explica a professora Ivana, a unidade atende um território muito grande, que inclui os bairros Ibirapuera, Bruno Bacelar, Alvorada e adjacências. “É incompreensível que ele colégio tenha sido programado para ser fechado […]. Como que uma comunidade grandiosa como essa do Ibirapuera ficará sem uma escola? Como uma população de 14.308 habitantes ficará sem escola? Nós não podemos aceitar essa decisão vinda da Secretaria Estadual de Educação”, afirmou a professora.

A manifestação passou pelas principais ruas do Centro da cidade e culminou na Praça Tancredo Neves, em frente à Igreja Nossa Senhora das Vitórias. Durante o ato, os manifestantes exibiram cartazes, distribuíram panfletos  e ainda fizeram um enterro simbólico da educação estadual.

 

Os comentários estão encerrados.