Estudo aponta que Brasil é o pior país em retorno de impostos para a população

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Economia | Data: 03 abr 2014

Tags:, ,

por Mateus Novais

DinheiroUm estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população. A pesquisa compara 30 países com maior carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.

Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam, respectivamente, as primeiras posições do ranking. O Brasil fica em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º). Para medir a compensação, o instituto criou em 2009 o Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes). No Brasil, ele é de 135,34 pontos, enquanto nos EUA é de 165,78.

A Receita Federal informou que não comentaria o assunto. Para o Fisco, a carga tributária do Brasil em 2012 foi de 35,85%. O resultado de 2013 ainda não foi divulgado. Os porcentuais do IBPT e da Receita são diferentes porque o instituto considera, no cálculo, os valores pagos com multas, juros e correção, contribuições e custas judiciais.

Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o estudo reforça e mostra a necessidade de cobrar dos governos de todas as esferas – federal, estadual e municipal – a melhor aplicação dos recursos pagos pelos contribuintes.

Os comentários estão encerrados.