Expectativa para implantação da zona azul no Centro de Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Economia, Vit. da Conquista | Data: 27 jan 2014

Tags:, , ,

Da Redação

A prefeitura ainda não tem previsão para encaminhar o edital para o processo licitatório.

zona azulDesde o fim das atividades da Zona Azul, em setembro de 2011, o transtorno causado pela baixa rotatividade nas vagas de estacionamento público no Centro de Conquista tem afetado lojistas e clientes e impactado diretamente as vendas do comércio. Ficar procurando uma vaga para estacionar é um problema conhecido e vivenciado por todos aqueles que precisam ir ao Centro de carro ou moto.

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC) se reuniram diversas vezes com o Secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Alberto Sellman, com o objetivo de buscarem o modelo mais adequado de Zona Azul a ser implantado.

Processo licitatório

A expectativa de comerciantes do Centro era que a Zona Azul tivesse sido implantada antes de dezembro do ano passado, quando o movimento do comércio aumenta consideravelmente.

No entanto, segundo a secretária de Mobilidade Urbana em exercício, Débora Rocha, a prefeitura ainda não tem previsão para encaminhar o edital para o processo licitatório. “O que eu posso dizer é que o município está se empenhando o máximo possível. Nós contratamos uma empresa especializada na área para montar tecnicamente o edital. Estamos na fase de análise administrativa e jurídica (é um edital que não é simples de ser feito, pois envolve tecnologias, e temos que pensar em tecnologias não só hoje, mas em uma possibilidade de incorporação das alterações dentro deste edital para que saia da melhor forma possível). Já passamos por diversas fases que eram de entraves em 2013, agora estamos muito mais próximos do que longe para que a Zona Azul aconteça.”

De acordo com a secretária em exercício, assim que o edital estiver pronto, ele será encaminhado para o processo licitatório. Daí até a implantação da Zona Azul o tempo será de, aproximadamente, 3 a 4 meses, e o modelo que deverá ser implantado na cidade é o de “associação de tecnologias”.

Vagas

Atualmente, o número de vagas para estacionamento está em torno de 980, para carro e moto, mas poderá haver uma variação desse número após a definição do edital.  Quanto às vagas para idosos e portadores de deficiência “a seguridade prevista em lei, que já funciona para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, deve continuar garantida”, afirma Débora.

Buscando amenizar a situação da falta de rotatividade nas vagas de estacionamento público, até que haja a conclusão do processo licitatório para implantação da nova Zona Azul, a CDL procura, constantemente, sensibilizar os lojistas, comerciários, bancários e prestadores de serviços (contadores, dentistas, advogados, etc) que trabalham no Centro, para que estes considerem a possibilidade de se tornarem mensalistas em estacionamentos privados e deixem as vagas das ruas para os consumidores. Com informações Ascom/CDL.

Os comentários estão encerrados.