Experiência de Vitória da Conquista na implantação da escuta protegida será usada como modelo pelo Unicef

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Vit. da Conquista | Data: 21 set 2021

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Secom/PMVC

Inaugurado no dia 27 de agosto, o Complexo de Escuta Protegida tornou-se uma referência por ser o primeiro do Nordeste em completa consonância com Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e a ação da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem servido de modelo por outros governos. O Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil já anunciou que irá sistematizar a experiência de Vitória da Conquista para compartilhar com países de língua portuguesa (lusófonos).

O inicio dos trabalhos aconteceu, ontem (20), com apresentação da equipe que estará à frente da construção dos produtos que serão o modelo para que outras cidades possam implementar a Escuta Protegida.

Segundo a coordenadora do escritório do Unicef na Bahia, Helena Oliveira Silva, a experiência de Vitória da Conquista servirá também ao propósito de fortalecer os laços com outros países. “Reunimos duas áreas do Unicef para cuidar com todo carinho de Vitória da Conquista, pois, esta experiência servirá de modelo não só para o Brasil, mas para outros países que se assemelham ao Brasil”, destacou Helena.

Umas das áreas do Unicef que estarão envolvidas neste processo é a Cooperação Sul-Sul, que é um espaço de diálogo político e técnico entre os países parceiros. A coordenadora de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação da Cooperação, Liliana Chopitea, falou sobre sobre a importância do compartilhamento de boas práticas bem sucedidas no Brasil com os países lusófonos. “Esta é uma nova experiência, uma experiência pioneira que estamos fazendo com o objetivo de ter um piloto para ter outras experiência similares e para isso, estamos contando com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação)”, esclareceu Chopitea.

Durante a reunião, o grupo foi informado da contratação de uma consultoria para escrever  todo o material produzido. “Nós estamos muito felizes com esta iniciativa do Unicef que, é na verdade, um reconhecimento do trabalho da gestão municipal, que vem se empenhando para implementação da Lei da Escuta Protegida e no investimento em ações que buscam a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Os comentários estão encerrados.