Falta mão de obra na construção civil em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Economia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 26 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Com a grande demanda na construção de prédios e condomínios no município, muitos empresários têm buscado mão de obra fora da cidade, oferecendo qualificação profissional para suprir as necessidades do mercado.

Há um bom tempo já é possível perceber que a paisagem em Vitória da Conquista mudou. A cidade tem ganhado a cada dia mais e mais prédios. A expansão de condomínios, empreendimentos comerciais e pequenas construções é visível. O mercado imobiliário está aquecido e a tendência é que ele continue em alta, graças também às pessoas que vêm de outras cidades para o município para morar, trabalhar e estudar.

A demanda tem sido tão grande que faltam profissionais para trabalhar na construção civil. Muitas empresas têm investido inclusive na capacitação de funcionários, com treinamento e qualificação. Ao terminar uma obra, já existem outras demandas. São pessoas que atualmente têm encontrado mercado na cidade e não ficam sem emprego.

Seis mil operários trabalham na construção civil em Vitória da Conquista. E boa parte dessa mão de obra vem de cidades próximas, como Barra do Choça, Itapetinga, Itambé, dentre outras. Alguns desses trabalhadores chegam inclusive a ir e voltar para as cidades de origem todos os dias. Estima-se que 40% da mão de obra que trabalhe hoje na área na cidade venha de fora, ganhando hoje, em média, R$ 1. 012,00. E com os planos de carreira oferecidos pelas empresas, a tendência é que o profissional interessado se desenvolva no ramo, aprendendo novos ofícios dentro do mesmo ambiente de trabalho.

Os comentários estão encerrados.