FBF – CONSELHO TÉCNICO CAMPEONATO BAIANO 2ª DIVISÃO

0

Publicado por Editor | Colocado em Esportes | Data: 29 jan 2010

Tags:, , , ,


Por Alice Miranda – Ascom-FBF

Mesa diretora composta pelo Diretor do Departamento de Registro, Jorge Reis; a Subdiretora do Departamento Técnico, Taíse Galvão; o Presidente Ednaldo Rodrigues; e o Presidente da CEAF/BA, Wilson Paim

Na manhã desta quinta-feira, 28/01, os dez clubes que participarão do Campeonato Baiano da 2ª Divisão se reuniram na sede da FBF para participarem do conselho técnico da competição.

A reunião foi dirigida pelo presidente Ednaldo Rodrigues acompanhado pelo Diretor do Departamento de Registros da FBF, Jorge Luiz Reis Santana, a Subdiretora do Departamento Técnico da FBF, Taíse Galvão e o Presidente da CEAF/BA, Wilson Paim.

A reunião entre os presidentes e representantes dos clubes foi marcada pelo debate de opiniões e sugestões, especialmente a respeito da fórmula da disputa para a competição que tem seu início marcado para o mês de Abril.

CLUBES PARTICIPANTES
ATLANTA
CAMAÇARIENSE
CATUENSE
GALÍCIA
GUANAMBÍ
JUAZEIRENSE
JUAZEIRO
POÇÕES
SERRANO
YPIRANGA

Pontos discutidos

Antes de apresentar a fórmula de disputa, proposta pela FBF, foram discutidos pontos importantes que permeiam toda a atividade do futebol no Estado, inclusive as determinações que partem de decisões da CBF – Confederação Brasileira de Futebol e do Ministério dos Esportes.

    § Estádios Mandantes (Situação e Laudos) – Foi dissertado e entregue aos clubes, ofícios emitidos pela CBF, Ministério dos Esportes e Federação Bahiana de Futebol relatando quais as providências e determinações relacionadas à questão dos laudos técnicos que são exigidos pelo Ministério Público. Os laudos técnicos de capacidade, segurança e higiene dos Estádios que sediarão os jogos, terão de ser entregues na FBF impreterivelmente até dia 22/02/10.
    § Ambulância, Médicos e Enfermeiros – Como em todos os anos, foi salientada a necessidade da presença de uma ambulância para cada 10 mil torcedores no Estádio, assim como a equipe médica composta por um médico e dois enfermeiros padrão.
    § Médico no Banco de Reservas – É obrigatória a presença de um médico no banco de reservas de cada equipe. No caso de ausência relatada pelo árbitro da partida, o clube será julgado no TJD – Tribunal de Justiça Desportiva.
    § Credenciados ao CREFI – A comissão técnica deverá ser composta obrigatoriamente por membros (treinadores e preparadores físicos) que estejam credenciados ao CREFI (Conselho Regional de Educação Física).

Presidentes e Representantes dos clubes participantes do Baianão 2ª Divisão – Edição 2010

Sistema de Disputa – A Federação Bahiana de Futebol propôs sua fórmula e o Presidente Ednaldo Rodrigues, após a explanação e justificativa de todo o sistema proposto, que além de critérios como a visão do torcedor, receitas de bilheteria aumentada, cumprimento de normas e leis, além das adequações de datas que não fossem simultâneas com outras competições promovidas pela FBF e até mesmo coincidência de período de disputa com o início da Copa do Mundo.

A regionalização foi um fator preponderante para a divisão dos 10 clubes em dois grupos de 05 equipes. Foi apresentado um exemplo de divisão e todos optaram que a divisão apresentada era pertinente, portanto permaneceu da seguinte forma:

GRUPO 01 GRUPO 02
Camaçariense Atlanta
Catuense Guanambí
Galícia Poções
Juzeirense Juazeiro
Ypiranga Serrano

FASE CLASSIFICATÓRIA

Os dez clubes disputarão a fase classificatória em jogos de ida e volta, dentro dos respectivos grupos, classificando-se os 02 primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal.

FASE SEMIFINAL

Após a fase classificatória, as 04 equipes classificadas comporão dois novos grupos de 02 equipes cada. Em jogos de ida e volta dentro do grupo, classificam-se para a Fase Final, a primeira colocada de cada grupo.

GRUPO 03 GRUPO 04
1º  DO GRUPO – 01 1º  DO GRUPO – 02
X X
2º  DO GRUPO – 02 2º  DO GRUPO – 01

FASE FINAL

Os 02 clubes melhores classificados dos grupos 03 e 04 na fase semifinal avançam para a Fase Final. Jogos de ida e volta definirá o grande campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 2ª Divisão – Edição 2010.

GRUPO 05
1º  DO GRUPO – 03
X
1º  DO GRUPO – 04

O presidente, democraticamente abriu espaço para que os clubes propusessem outra fórmula que entendessem ser a melhor para a competição. O Presidente do Galícia Esporte Clube, Raymundo Nonato, propôs que a disputa fosse todos contra todos.

Apresentei meu ponto de vista aos presidentes dos outros clubes, uma vez que acredito que uma competição de pontos corridos (todos contra todos), haveria mais tempo de disputa, ou seja, o campeonato seria um pouco mais longo, mas o Galícia foi voto vencido e democraticamente vamos acatar o que a maioria optou. Falou o Presidente do Galícia, Raymundo Nonato.

A partir dessa intervenção, foi aberta a palavra para que todos os clubes emitissem suas opiniões em relação a permanência da fórmula proposta pela Federação ou optassem por alterar a fórmula de acordo à observação feita por Raymundo Nonato.

Dos dez clubes participantes, nove votaram a favor da fórmula apresentada pela FBF.

O Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão tem seu início previsto para o dia 04/04, com término em 06/06.

    § Acesso – Ascenderão ao Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Edição 2011, as Associações Campeã e Vice-Campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão.
    § Acesso a Copa Governador do Estado – As Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão – Edição 2010, terão acesso à Copa Governador do Estado – Edição 2010. Na apresentação do sistema de acesso á Copa Governador do Estado, o Presidente do Galícia também propôs ao Presidente da FBF que não somente os dois melhores colocados da 2ª divisão tivessem acesso à Copa, ou seja, que fosse livre e espontâneo o número de participações.
    De acordo com essa opinião apresentada, o presidente Ednaldo Rodrigues, informou que consultará o Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, sobre a possibilidade de que os 04 semifinalistas possam ter acesso à Copa Governador do Estado e não somente os finalistas como é proposto até então.
    § Descenso – Não haverá descenso no Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 2ª divisão, porém as duas associações últimas colocadas, terão de participar do Torneio Seletivo para pleitearem vaga na disputa do Campeonato Baiano da 2ª Divisão – Edição 2011.

Alguns presidentes dos clubes falaram sobre a preparação de suas equipes para o Campeonato de 2010.

Nós  tivemos problemas com nosso estádio e por conta disso estamos com uma parceria com o Jequieense, em Jequié e estamos agora executando nossos trabalhos por lá. Com essa reunião do Conselho Técnico iremos começar a trabalhar o elenco, contratações, reuniões e treinamentos para a competição. Assim que o carnaval passar estaremos com a equipe com o pensamento focado na disputa. Disse Raimundo Rodrigues.

O Guanambí  está com a programação de começar os preparativos para o campeonato a partir do dia 24/02, afinal de contas existem os custos e ainda estamos correndo atrás de apoio. Já  temos alguns atletas que trabalham no clube e consequentemente estão na preparação para a disputa, mas isso será mais intensificado a partir do próximo mês. Falou Gervásio Fernandes.

Sobre a contratação de possíveis atletas oriundos do Intermunicipal o presidente do Guanambí  falou que a hipótese não é descartada.

Nós recebemos a lista de atletas que foram destaque no Intermunicipal 2009 e temos alguns nomes em mente, mas ainda não definido. Conclui Gervásio.

O presidente do Juazeirense, Vice-Campeão da 2ª Divisão – Edição 2009, o Deputado Roberto Carlos Leal, também falou da participação do Juazeirense na competição desse ano.

Somos o clube mais jovem, com dois anos de fundação. O primeiro ano em que participamos ficamos na 3ª colocação, ano passado foi a nossa segunda vez na disputa e chegamos ao vice-campeonato. Nossa perspectiva é ficar entre os 04 primeiros colocados e matematicamente irmos à final para que em 2011 possamos garantir nossa vaga na elite do futebol baiano. Esse é um desejo não só dos juazeirense, mas de toda população da nossa região, que merece e precisa de um representante na 1ª divisão. Revelou Roberto Leal.

Sobre a preparação damos o pontapé  agora com esse conselho técnico. A partir do dia 15/02 já  começaremos algumas preparações e buscaremos trabalhar forte, pois está mais do que claro que se trata de uma competição forte, acirrada, um exemplo disso é o retorno da Catuense e do Ypiranga na competição, todos estão se preparando bastante e isso faz com que o nível de competitividade fique bem alto.

Em relação a possíveis contratações de atletas do Intermunicipal o Presidente do Juazeirense falou que já  foram tidas conversas informais, assim como alguns nomes para técnicos estão sendo analisados, uma vez que o interesse é encontrar um profissional que tenha conhecimento do futebol baiano, em especial dos clubes que estão participando da competição. Finalizou Roberto Leal.

A FBF deseja sucesso para todos os clubes participantes e que essa seja mais uma competição de alto nível.

Os comentários estão encerrados.