Fechamento do Ibama em Conquista “ainda não está decidido”, diz Superintendente

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 24 nov 2015

Tags:,

por Mateus Novais

DSC_1584

O superintendente do Ibama na Bahia esteve em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (24), cumprindo uma extensa agenda a cerca do fechamento da unidade do órgão na cidade. A visita de Célio Costa Pinto foi agendada após uma mobilização de funcionários do Ibama local que são contrários à decisão.

DSC_2795Além de se encontrar com os funcionários do órgão, o superintendente estadual do Ibama esteve reunido com os ministérios públicos Federal e Estadual e representantes da Prefeitura Municipal. Para todos, Célio garantiu que a decisão de fechar a unidade ainda não está tomada, mas indicou que não há necessidade de que ele continue funcionando. “Nós verificamos que Vitória da Conquista atende a um ou dois dos cinco critérios técnicos das atribuições do órgão estabelecidos pela legislação. A gente mostrou isso a sede do Ibama, que está estudando o assunto para decidir [se irá desativar a unidade conquistense]. Então, ainda não há essa decisão”, disse.

Ainda segundo ele, as ações do Ibama mudou muito ao longo dos tempos e que muitas delas, hoje, são atribuições de órgãos estaduais. “O que a gente atendia aqui no balcão, agora é atribuição do órgão estadual [Inema]. Ele, sim, precisa ampliar, se reforçar pra continuar atendendo essa agenda. O órgão federal tem que ter um olhar maior do território, dos grandes temas, em grande escala. Porque se o Ibama não fizer, nenhum outro vai fazer”.

Por fim, o superintendente apontou que os servidores local serão transferidos para uma unidade do Ibama mais próxima, realocados em órgãos federais na cidade, como o Instituto Chico Mendes, ou cedidos para a Prefeitura.

Os comentários estão encerrados.