Fique atento na hora de comprar os peixes da Semana Santa

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Cultura, Saúde, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 25 mar 2013

Tags:, , , ,

Da Redação

As recomendações para não ter nenhum problema de saúde e aproveitar ao máximo os benefícios dos peixes.

Peixes frescosÉ tradição de toda a comunidade católica consumir peixe no período da quaresma, que se inicia logo após o carnaval e segue até a véspera do domingo de Ramos. Na Semana da Páscoa, conhecida também como Semana Santa, há a intensificação do consumo de peixes. Os peixes são alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 que são benéficos para saúde. Mas não é somente na variedade e preço do produto que o consumidor deve ficar atento. Para não ter nenhum problema de saúde e aproveitar ao máximo o hábito saudável de incluir peixes na dieta, é preciso tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos.

O primeiro ponto a ser observado é o local onde a compra será realizada. Preste atenção nas condições de higiene do estabelecimento. As instalações, os equipamentos, os uniformes dos funcionários devem ser rigorosamente limpos e organizados.

Peixes frescos:

– Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes;

– Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho;

– Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso);

– Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata;

– Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

Peixes congelados:

– Conservação: verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

Os comentários estão encerrados.