Força tarefa deflagra Operação Espelho Mágico em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Economia, Polícia, Vit. da Conquista | Data: 18 dez 2012

Tags:, , ,

Da Redação

A ação desmontou esquema de subfaturamento praticado por empresas do ramo de materiais de construção nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Amélia Rodrigues.

Foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (18), a Operação Espelho Mágico, com objetivo de desarticular grupo suspeito de crime de sonegação fiscal. Os envolvidos no esquema atuavam no comércio de materiais de construção em geral, em duas empresas, uma distribuidora e outra transportadora. A estimativa é de que tenham sonegado cerca de R$ 2 milhões de por ano aos cofres do estado em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A Operação cumpriu os oito mandados de busca e apreensão. A ação foi realizada pela Força-Tarefa formada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), Secretaria da Segurança Pública, através da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), e o Ministério Público do Estado da Bahia.

A investigações nas empresas começaram a ser realizadas pela Sefaz há 2 anos.
A Força-Tarefa já possui documentação que aponta para a prática de subfaturamento, ou seja o valor que existe no  registro fiscal e contábil da operação comercial é inferior ao que foi praticado. A diferença entre esses valores resulta no surgimento de uma contabilidade paralela, conhecida como “caixa dois”.

Os comentários estão encerrados.