Fraude em licenciamento desviava documentos destinados às CIRETRANs

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Bahia | Data: 10 jun 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais

licenciamentofoto ilustrativa

A sindicância instaurada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para apurar fraudes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo pode revelar a participação de servidores no crime. A suspeita é que cerca dez mil planilhas de licenciamento tenham sido desviadas para venda num mercado paralelo.

Segundo informações do A Tarde, a apuração teve início com a identificação de cinco mil planilhas do CLRV com preenchimento irregular, apreendidas em blitzes realizadas pela Polícia Militar e pelo trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A investigação segue a tese de que as planilhas teriam sido desviadas no trajeto de distribuição entre Salvador e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Regionais de Trânsito (Retrans) no interior.

Ainda não há um período exato em que as irregularidades foram realizadas, mas, segundo o diretor de veículos do Detran, Élvio Brandão, há documentos que aparentam ter até três anos de uso. Isso significa que, se confirmadas as suspeitas, as fraudes foram realizadas em gestões anteriores. O diretor frisa, entretanto, que não descarta a possibilidade de a ação ilegal ainda continuar a ser realizada. “Não é algo que aconteceu agora, são desvios que acontecem ao longo do tempo”, disse.

A sindicância tem prazo de 30 dias para ser concluída. Após esta fase, o material apurado deve ser encaminhado à Polícia Civil para ser investigado criminalmente. O resultado do inquérito policial deve ser levado ao Ministério Público, que deverá ofertar a denúncia.

Os comentários estão encerrados.