Fundação Municipal de Saúde comemora Outubro Rosa com ações para servidoras, pacientes e comunidade

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 20 out 2021

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

A Fundação Municipal de Saúde (FSVC), responsável pelo Hospital Esaú Matos, está promovendo diversas atividades durante todo este mês como parte da campanha Outubro Rosa. Na terça-feira (19), Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, uma série de ações, que já acontecia desde o início e segue até o final do mês, foi intensificada junto às colaboradoras e também às usuárias do serviço e à comunidade geral.

Durante todo o dia, palestras e abordagens informavam sobre prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama. Além disso, foram oferecidas consultas com mastologista e exames de diagnóstico como ultrassonografia e mamografia numa parceria com a Clínica IMASTO, que acolheu as mulheres de forma bastante humanizada. Este atendimento também segue até o fim do mês.

O diretor-geral da FSVC, Diogo Azevêdo, explicou porque as ações da campanha são fundamentais: “Tenho consciência do quão importantes são as mulheres e seus papéis na sociedade e acompanho de perto o atendimento de mulheres usuárias do serviço, sendo essencial também dar atenção às servidoras da Fundação. Por isso, convocamos a nossa equipe, a equipe do Sesmet para intensificamos estas ações de conscientização de prevenção e acompanhamento médico”.

A FSVC tem o compromisso de sempre valorizar os servidores, e isso se reflete no que disse a recepcionista Rosangela Souza Oliveira. Ela ressaltou o incentivo da FSVC/Esaú Matos para que as funcionárias participassem da campanha e realizassem os exames e a consulta médica. Segundo ela, “é de suma importância fazer parte do Outubro Rosa, quanto mais rapidamente forem detectados os nódulos nocivos, maiores as chances de cura. O melhor é sempre a prevenção”.

Quem também agradeceu pela iniciativa foi Olga Dantas de Oliveira, que também é recepcionista da Fundação. Ela contou que a irmã superou um câncer de mama. “Eu sempre fiz e vou continuar fazendo o autoexame e mamografia, pelo histórico da família. Eu aplaudo essa iniciativa da Fundação, pra nós mulheres serve como forma de planejar e realizar sonhos”. E completou: “é muito importante você realizar o autoexame e a mamografia sempre.”

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em todo o mundo. Para ajudar nesta batalha, a FSVC abraçou a campanha e vai continuar realizando ações até o fim do mês, contando com a participação de toda a comunidade nesta luta contra o Câncer de Mama.

Os comentários estão encerrados.