Governo Municipal e Coopmac buscam fortalecer os cafés especiais de Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 04 dez 2019

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_black_friday-1.gif

da Secom/PMVC (Conteúdo)


Com o intuito de agregar valor à cultura de cultivo mais tradicional de Vitória da Conquista, o Governo Municipal se reuniu com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac), na manhã desta segunda-feira (02).

No encontro, o prefeito municipal Herzem Gusmão recebeu o convite para se estabelecer uma parceria na realização do curso voltado para Café especiais oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em conjunto com a Coopmac. O curso é de média duração e será realizado no município. O presidente da cooperativa, Jaymilton Gusmão Filho, falou da possibilidade de se instalar na cidade um escritório da Embrapa Café.

Outro assunto correlato foi a participação dos produtores de cafés especiais do Planalto de Vitória da Conquista na Semana Internacional do Café. Os presentes avaliaram a ida ao evento e, na oportunidade, foi anunciado para o dia 20 deste mês o lançamento do projeto que visa qualificar os produtores de café da região.

O projeto será implementado por meio de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Prefeitura e Coopmac. “Ficou definido que vai ser implantado um projeto, para preparar, qualificar os produtores de café da região a fim de participar de concursos e agregar valor a esse produto já tão reconhecido, mas que pode alcançar o mercado e um preço mais valorizado”, comentou o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, que no início da manhã participou de uma reunião no Sebrae para discutir o projeto.

O atual presidente da Coopmac ponderou sobre o bom momento que vive a cafeicultura na região e as expectativas para o ano que vem: “A cooperativa vai comemorar seus 60 anos e é mais fácil executar o que está planejado. Estamos estudando os projetos para 2020. A cafeicultura está se tornando uma grande protagonista do desenvolvimento regional e a gente acredita que 2020 será um ano bastante proveitoso para o agronegócio”.

Outro evento agropecuário que já tem data marcada é a ExpoConquista 2020. A exposição será realizada de 2 a 7 de junho. “Foi uma reunião importante tratando de três temas que se convergem e o Governo Municipal estará presente em todas essas ações”, concluiu Cardoso.

Os comentários estão encerrados.