Horto Florestal Vilma Dias se torna Área de Preservação Ambiental

0

Publicado por Editor | Colocado em Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 02 nov 2017

Tags:, ,

da Redação
Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)

O Horto Florestal Vilma Dias acaba de se tornar Área de Preservação Ambiental (APP). Graças ao Decreto nº 18.255, de 31 de outubro de 2017, toda a região do Horto passa a ser patrimônio público oficial com regime especial de proteção jurídica, uma grande vitória para quem defende a preservação ambiental.

Dentro do Horto, o trecho que compreende 50 metros de distância de cada margem do Rio Verruga já era uma APP. Agora, o Governo Municipal decidiu ampliar a proteção para todo o espaço. Isso implica em maior preservação hídrica, da paisagem, da estabilidade biológica, da biodiversidade, da fauna, da flora e do solo. Com isso, também se resguarda o bem-estar da população do município.

O Horto Florestal Vilma Dias representa relevante área de equilíbrio do ecossistema local. Ele guarda nascentes importantes para a estabilização hídrica do Rio Pardo; funciona como área de carga e recarga do Rio Verruga, principal curso de água do município; e é o habitat natural de uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, inclusive de espécies em extinção.

“Vamos reforçar a proteção. O Horto é um local onde funciona o setor de Paisagismo e Arborização, onde produzimos mudas ornamentais para praças e avenidas da cidade”, lembra a secretária, Luzia Vieira. E revela: “Para a comunidade será um ganho imenso de área verde, visto que a gente sabe que o Horto será englobado pelo Parque da Cidade, projeto belíssimo também vindo da administração do governo do prefeito Herzem Gusmão”.

Além disso, a nova medida torna a área um espaço efetivo de educação ambiental, pesquisa e visitação. Desde o início da sua gestão, o Governo Municipal tem facilitado esse acesso, com agendamento de visitas escolares através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Agora, este direito está regulamentado.

Unidades de Conservação Ambiental – Além da Área de Proteção Ambiental (APP) instituída pelo Governo Municipal, Vitória da Conquista possui três Unidades de Conservação Ambiental, que possuem os mesmos mecanismos de preservação. São elas o Parque da Serra do Periperi (incluindo a Reserva do Poço Escuro), o Parque Municipal da Lagoa das Bateias e o Parque do Jurema.

Os comentários estão encerrados.