Hospital de Base se nega a implantar cirurgia de próstata em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 04 jul 2015

Tags:, ,

da Redação

sex_male_102208 (1)O Blog da Resenha Geral foi contatado por um paciente com deficiência sobre a impossibilidade de se realizar cirurgia de próstata pelo SUS, em Vitória da Conquista. Segundo o paciente, que pediu para não se identificar, a cirurgia não é disponibilizada na cidade, mesmo o Hospital de Base possuindo o setor de oncologia e cirurgiões preparados para uma das mais simples cirurgias.

A informação obtida pelo leitor é inexplicável, já que na propaganda a Saúde em Vitória da Conquista é referência para o Brasil. A posição do hospital em negar as cirurgias deixa muitos homens, principalmente os de baixa renda, sem alternativa, necessitando se deslocarem-se para centro distante da família.

Em Conquista, os hospitais da iniciativa privada, que estão preparados para esta realidade de tratamento em cirurgias oncológicas, não são autorizados pelo SUS. “Fui informado que a cirurgia particular custa R$ 10 mil. É muito difícil eu ter que operar em outra cidade. Não sei o que vou fazer”, disse o paciente que prefere não ser identificado.

O câncer de próstata representa 70% dos diagnósticos de câncer em homens brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), referentes a 2014. De acordo com o INCA, há o registro de 70 mil novos casos por ano no país para uma doença que tem taxa de 90% de cura se o diagnóstico for inicial.

Os comentários estão encerrados.