Implantação dos cursos de Odontologia e Veterinária na Uesb é discutida na AL-BA

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 05 abr 2016

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais

IMG_0693

Acontece nesta terá-feira (5), a Audiência Pública que discute a possibilidade de implantação dos cursos de Odontologia em Vitória da Conquista, e Medicina Veterinária em Itapetinga, ambos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O encontro foi um apelo do deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB).

“Desde 1960, que o ex-prefeito Gerson Gusmão Sales, já solicitava ao Governo do Estado, General Juracy Magalhães  a implantação de Odontologia, em Vitória da Conquista. E, em Itapetinga, o curso de Medicina Veterinária para fomentar a economia local, inclusive, por a região ser referência em agropecuária”, explicou o deputado peemedebista.

O vice-reitor da Uesb, Fábio Félix, disse que a reitoria não é contrária a criação de novos cursos, mas argumentou que a instituição passa por um “problema estrutural”. Ele também sugeriu “um debate mais amplo, incluindo o Governo do Estado”.

A presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Márcia Lemos, também seguiu a mesma linha do vice-reitor. “A Adusb é favorável a expansão de novos cursos, mas demanda responsabilidade e financiamento público”, aproveitando o gancho para criticar o baixo orçamento destinado às instituições de ensino superior. “A Uesb perdeu 18 milhões desde 2013”, afirmou a presidente da Adusb.

O deputado Herzem fez um contraponto entre a implantação de novos cursos e a situação financeira das universidades estaduais. “Eu não aceito o discurso que o Governo não tem recursos. O discurso da falta de orçamento sempre existiu. Houve esse mesmo discurso  na implantação do curso de medicina em Conquista – que hoje é referência no país. Ou seja, a universidade impulsiona a economia local. O que precisa ganhar força é o debate político em prol do aumento de receita para as Universidades”, disse Herzem.

Participam da audiência o presidente da Comissão de Educação da AL-BA, Eduardo Sales (PP); a pro-reitora de Graduação da Uesb, Talamira Brito; o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hage; a ex-deputada estadual Virgínia Hage; o vereador de Itapetinga, Eliomar Barreira ‘Tarugão’ (PMDB); e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga, Adriano Alcântara.

Os comentários estão encerrados.