Inadimplência do consumidor tem queda recorde em janeiro, diz Serasa

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 09 fev 2010

Folhapress

As melhores condições de crédito e o uso do 13º salário para o pagamento de dívidas contribuíram para a queda recorde na inadimplência do consumidor, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira.

No comparativo de janeiro com o mês anterior, a redução foi de 6,3%, representando, na análise considerando o primeiro mês do ano, o maior percentual de queda desde o início da série histórica, em 1999.

O resultado se deve à diminuição de 16,2% na devolução de cheques sem fundos emitidos por pessoas físicas e pelas dívidas não honradas junto aos bancos, que tiveram retração de 5,1% nesse período.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a maior confiança dos agentes econômicos colaborou para a renegociação de dívidas e a expectativa é que a inadimplência continue recuando, seguindo o crescimento da economia.

Na comparação com janeiro de 2009, a queda foi de 8,1%, também o maior percentual entre os meses de janeiro. A diminuição já era esperada pelos economistas pois, no primeiro mês do ano passado, o país passava pelo período mais crítico da crise internacional.

As dívidas com bancos representam a maior parcela da inadimplência do consumidor (47,7%), seguida de cartões de crédito e financeiras (33,2%) e cheques sem fundos (17%).

Os comentários estão encerrados.