Incêndio na Serra do Barbado, região da Chapada Diamantina, dura dias

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Sudoeste | Data: 25 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Garoa fina que caiu na manhã desta segunda-feira (24) ajudou a amenizar o incêndio que dura mais de dez dias. O fogo afetou 25 mil hectares da Serra, unidade de conservação da Bahia.

Uma chuva fina ajudou a amenizar o incêndio na região da Chapada Diamantina, que há mais de dez dias vem queimando a vegetação da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia. Os focos do incêndio estavam espalhados pelos municípios de Rio de Contas, Abaíra, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso.

Segundo a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA), que faz parte do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mais de 25 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde o início do incêndio, que chegou à região mais preservada, onde ficam montanhas, matas e nascentes. A dificuldade de acesso foi grande.

Mais de 70 bombeiros e 125 brigadistas voluntários trabalham no combate ao fogo. Segundo o Inema, os focos de incêndio foram controlados, mas ainda estão sendo monitorados pelos bombeiros e pelo Graer – Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Calcula-se que 10 mil pés de café já foram perdidos entre os municípios de Abaíra e Rio de Contas.

Segundo o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, as queimadas ocorrem nesta região todos os anos. Em 2012, complicações climáticas intensificaram situação, com a forte seca que afeta todo o estado e a baixa umidade, que favorece a proliferação dos incêndios. Ainda segundo o secretário, uma série de ações estão sendo feitas, voltadas para a educação ambiental e sensibilização da comunidade local para não atear fogo em terrenos neste período do ano.

Foto: Inema

Os comentários estão encerrados.