Jovens do MST protestam contra fechamento de escolas no campo

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 12 nov 2015

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais

DSC_1587Nesta quinta-feira (12), jovens ligados ao Movimento dos Sem Terra de Vitória da Conquista e região realizaram uma caminhada pelo centro da cidade para protestar contra o fechamento de escolas no campo. A ação faz parte da Jornada Sem Terrinha 2015.

A frente deste processo, as crianças realizaram um encontro que visa fortalecer a identidade camponesa através das ações que fazem parte do dia a dia dos assentamentos e acampamentos do MST. As ações também abordaram a importância da agroecologia nas escolas, a construção da soberania alimentar, a educação do campo e a Reforma Agrária.

DSC_1589

Já a caminhada serve como uma forma de denuncia pela ausência de políticas públicas em prol da Educação no campo e cobraram das autoridades maior responsabilidade e compromisso com os povos das comunidades. O MST aponta que 872 escolas foram fechadas na Bahia, em 2014, colocando o estado no topo da lista no país.

Ao fim da caminhada, os jovens se concentraram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, onde seria entregue uma carta de reivindicação ao Executivo local. “No município de Vitória da Conquista estamos lutando pela reabertura de escolas desativadas, construção de escolas e melhorias no atendimento com acesso a internet, bibliotecas, salas de leitura e de vídeo, quadra poliesportiva e segurança”, reivindica o MST, apontando para a criação da Política Municipal de Educação para o Campo como saída.

Os comentários estão encerrados.