Luciano Gomes destaca ações de abastecimento de água na Zona Rural

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 04 set 2021

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

CMVC

Na sessão desta sexta-feira (03), da Câmara Municipal, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) destacou a transferência do sistema da região de Boa Vista, Pau de Copa e Suja Saco, de Cabeceira do Jiboia, para o município. A obra foi realizada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), passou por testes durantes 90 dias e agora foi entregue à Prefeitura Municipal. “Isso nos deixa muito feliz”, afirmou Luciano. O vereador explicou que apesar da ação, a situação da falta de água no campo é bastante grave. 

Em sua fala, Luciano relatou que tem trabalhado para instalar poços artesianos nas comunidades de São Joaquim de Paulo e São Joaquim do Pradoso, para atender os produtores. A água dos poços, que não serve para consumo humano, será destinada à irrigação na agricultura familiar. A Prefeitura Municipal está distribuindo mudas de frutas cítricas para os agricultores da região, cujo cultivo poderá ser beneficiado por essa água.

Luciano explicou também que o projeto, articulado por seu mandato, para abastecer a região de Cachoeira das Araras, Morro dos Macacos, Forquia e Ribeirão, se mostrou viável. As comunidades seriam atendidas pela adutora que abastece Bate-Pé, mas o equipamento já está no limite da sua capacidade. Ele frisou que é fundamental “trabalhar sempre com a verdade” com a população, sobretudo as comunidades rurais que sofrem com a falta de água. 
Segundo o vereador, a solução é realizar um estudo para ampliar a adutora de Bate-Pé e assim atender as comunidades. Luciano explicou que com a aprovação da nova concessão da Embasa pela Câmara, a prefeitura terá um fundo com recursos para investimentos nesse tipo de projeto. Ficou acertado que 3% do faturamento bruto da Embasa será revertido para o fundo que custeará ações de abastecimento de água nas zonas urbana e rural.

Os comentários estão encerrados.