Magistrados do TRE-BA propõem medidas para diminuir número de abstenções na Bahia

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Justiça, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 22 ago 2014

Tags:, ,

Da Redação

magistrados TRE-BA“Os preceitos constitucionais têm que ter efetividade. A geração atual perdeu a expectativa e se descontentou com a política”. A orientação é do Presidente da Corte Eleitoral baiana, Desembargador Lourival Trindade, que na abertura do VI Encontro de Juízes Eleitorais do Estado reforçou a importância dos magistrados das 205 Zonas Eleitorais reunirem todos os esforços cabíveis para minimizar o descontentamento dos eleitores com a política. A observação faz referência às estatísticas que apontam a Bahia como o estado de maior número de abstenções eleitorais.

O assunto surgiu em apresentação do Corregedor Regional Eleitoral, Juiz Fábio Alexsandro Bastos, que discorreu sobre a importância dos juízes definirem uma logística para transportar os eleitores no dia do pleito, principalmente os da zona rural, que têm dificuldades de acessibilidade para chegar à seção de votação. De acordo com o Corregedor, a Lei 6.091/74 garante que os juízes podem requisitar da União recursos para transporte e alimentação do cidadão no dia do pleito.

O Magistrado explica que os partidos políticos e coligações também podem indicar à Justiça Eleitoral patrocinadores que podem fornecer veículos abastecidos para transportar eleitores. “Precisamos conscientizar o eleitor para comparecer as urnas”, destacou Bastos.

Outro aspecto abordado pelo Corregedor no evento se refere à reunião de esforços para agilizar o julgamento de processos na Primeira Instância. Em um mês, deste ano, o Tribunal realizou inspeções em 30 cartórios eleitorais, constatando a necessidade de implementar forças-tarefas e cumprir a meta de baixar os processos que estão em andamento e os pendentes. Com informações site TRE-BA.

Os comentários estão encerrados.