Membros do Comitê de Representação Civil e Institucional participam de nova reunião

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 22 Maio 2020

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-04-27-at-15.51.14-1024x190.jpeg

Secom/PMVC (Conteúdo)

Obedecendo as regras de distanciamento social, membros do Comitê de Representação Civil e Institucional participaram de sua terceira reunião por videoconferência na manhã desta quinta-feira (21). Durante a reunião, representantes da Prefeitura Municipal e das diferentes instituições que fazem parte da comissão debateram as ações ligadas ao enfrentamento do novo coronavírus.

Na ocasião, o secretário municipal de Administração e coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, anunciou a contratação de especialistas em estatística. “Eles vão fazer todo o trabalho de transição dos números para os gráficos que vão apresentar o comportamento do vírus no município. Entre os dados estão o perfil dos pacientes sintomáticos respiratórios, do nível de ocupação diária de leitos, enfim, todo o trabalho técnico estatístico que servirá para o embasamento da tomada de decisões tanto da Prefeitura quanto do Comitê Institucional”.

Representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC) ressaltaram a importância do debate e das medidas para flexibilização do comércio. O secretário Kairan Rocha, explicou que os protocolos vão ser discutidos exatamente a partir desses dados levantados. Com informações mais precisas, vai ser possível estabelecer protocolos mais seguros para abertura parcial ou total do comércio.

Em sua fala, a secretária municipal interina de Saúde, Ramona Cerqueira, destacou algumas ações como a ampliação da testagem da população e do número de equipes responsáveis pela coleta de material. “Além disso, estamos com 11 unidades de saúde funcionando em horário estendido e também aos sábados”. A gestora apresentou ainda o mapa dos casos monitorados e mencionou a intensificação dos trabalhos de orientação e fiscalização nessas localidades.

Bairros monitorados com casos suspeitos e/ou confirmados

Para Paulo Gadas do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Sudoeste, o trabalho do comitê é fundamental, uma vez que permite a colocação de diferentes pontos de vistas. E Weber Filho, do Ministério Público do Estado, completou: “observando o contexto de muitas cidades, inclusive próximas a nós, podemos ver que estamos tendo êxito no combate ao coronavírus”.

Também participaram da videoconferência representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores, do Conselho de Segurança Pública e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, dentre outros.

Os comentários estão encerrados.