Mineradores de Caetité movem ação que reivindica reparos pela contaminação por urânio

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Segurança | Data: 21 dez 2016

Tags:, ,

Da Redação
Foto:  Arquivo BRG

Uma ação civil pública foi movida pelo Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região (Sindimine) contra a estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os mineradores reivindicam a implementação assistência médica integral e pagamento de indenizações aos trabalhadores, ex-trabalhadores e terceirizados que, no trabalho de extração de minério na cidade de Caetité, foram expostos à contaminação por substâncias radioativas.

A ação objetiva a restituição dos danos materiais, existenciais e morais sofridos pelos mineradores que foram submetidos a contato direto com produtos químicos para a produção do urânio sem a proteção adequada, correndo riscos de contraírem doenças provenientes dessa exposição.

O Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação no ano passado que determinava que fossem feitas alterações dentro da Unidade de Concentração de Urânio (URA) a fim de eliminar todas as irregularidades. No entanto, as alterações foram atendidas de forma parcial. Os trabalhadores e ex-trabalhadores ainda travam lutas pela concessão de direitos que são vitais.

Os comentários estão encerrados.