Moradores da Vila Serrana pedem passarela na Av. Rafael Spínola

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 08 maio 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais
fotos: Rafael Gusmão

IMG_1005

A falta de acessibilidade em bairros distantes do centro de Vitória da Conquista é motivo para constantes queixas da população. E não é apenas a ausência de pavimentação que provoca reclamações dos moradores, mas também trechos seguros para os pedestres circularem.

Como é o caso do bairro Vilas Serranas 3. Na Avenida Rafael Spínola, um canal de escoamento de água impede a travessia de pedestres para os dois lados da via. Os pontos de passagens são dispostos a cada 50 metros, mas foram construídos pensando apenas no deslocamento de veículos. Não há calçadas para quem está caminhando.

IMG_1506Então, Uma forma encontrada pelos moradores para resolver o problema foi construir pontes de madeiras sobre o canal, como a que liga um dos lados da avenida à Unidade de Saúde da Família José Gomes Novaes (foto). Porém, com a ação do tempo, as pontes ficaram velhas e não apresentam qualquer tipo de segurança para quem a utiliza.

Percebendo o perigo, o Conselho de Saúde das Vilas Serranas e Cidade Maravilhosa encaminhou para a Secretaria de Mobilidade Urbana uma solicitação de construção de uma passarela moderna e segura no local, já que o fluxo de pedestre neste ponto é muito alto, devido os serviços do Posto de Saúde. Acontece que, passado mais de um ano, nada foi feito. Segundo o Conselho, o secretário Luis Alberto Sellman alega que a obra ainda está em processo de licitação.

“A ponte se encontra em condições precárias, colocando em risco a vida de pessoas idosas. Depois de um ano, o secretário alega que está licitando a ponte. Isto e uma vergonha!”, desabafou uma fonte que não quis se identificar.

Os comentários estão encerrados.