Movimento no comércio ainda é intenso por causa das trocas de presentes

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Publicado por Resenha Geral | Colocado em Economia, Vit. da Conquista | Data: 27 dez 2012

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Da Redação

Mas é bom ficar atento e saber quais são os seus direitos e deveres em situações como essas.

Nas lojas de calçados e confecções o movimento continua intenso mesmo depois do natal. É que cerca 15% dos produtos vendidos antes do natal costumam ser trocados logo nas duas primeiras semanas após o feriado. Mas quando de fato o lojista tem a obrigação de trocar o produto? E quais são os direitos e deveres do consumidor? Pois é, é importante ficar atento a essas questões para evitar transtornos.

Em caso de defeito o consumidor tem até 30 dias para solicitar a devolução. Mas vale ressaltar que essa regra é válida para produtos não duráveis, como alimentos, por exemplo. Já aqueles duráveis, como eletrodomésticos o prazo se estende para até 90 dias após a compra.

Caso essas normas sejam desobedecidas, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON) pode multar o proprietário do estabelecimento. No entanto, é comum que nestas épocas o cliente resolva trocar o produto apenas porque não gostou ou porque não vestiu ou não calçou bem. Nessas situações a loja é obrigada a realizar a troca caso tenha anunciado, caso contrário, é apenas uma cortesia do estabelecimento para firmar o cliente. Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma denúncia, o PROCON de Vitória da Conquista fica na Praça Virgílio Ferraz, Centro.

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