Município já está preparado para iniciar vacinação contra a Covid-19

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 19 jan 2021

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 22-12-02-image-2.png

Depois de inúmeras medidas e ações implementadas pela Prefeitura no enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Vitória da Conquista, agora, será a vez da fase mais esperada por todos nessa luta contra a doença: a vacinação. E o município já está preparado.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, todas as 42 salas de vacinas já se encontram estruturadas e as equipes de saúde prontas para administrarem a vacina na população: “O município adquiriu novos refrigeradores, todos os insumos e agora o que esperamos é que o Ministério da Saúde encaminhe as vacinas para o Governo do Estado, para que sejam encaminhadas para o nosso município. Assim que elas chegarem, já estaremos totalmente preparados para iniciar a vacinação em massa”, explica a secretária.

A aplicação da primeira dose da vacina no município seguirá a ordem dos grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e será dividida em três fases. Os grupos a serem vacinados na primeira fase serão: trabalhadores da saúde, população idosa acima de 75 anos ou acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas), além de indígenas/aldeados/povos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Todas as 42 salas de vacina das unidades de saúde da Atenção da Básica, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, irão funcionar em horário diferenciado para vacinação. Também serão montados pontos fixos, definidos estrategicamente para vacinação na modalidade drive thru. Além da vacinação em domicílio, que será feita por uma equipe de saúde treinada, para pacientes acamados.

Os comentários estão encerrados.