No berço do Paraquedas

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 15 dez 2018

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Por Nando da Costa Lima

  O avião todo mundo sabe quem inventou foi Santos Dumont em 1906. E quase todo mundo sabe que por ver sua invenção, criada para encurtar distâncias, sendo usada para tirar vidas humanas na Primeira Grande Guerra, que ele se matou. O que quase ninguém sabe é que o Paraquedas foi inventado antes do avião, e este fato histórico ocorreu aqui em Conquista antes da virada do século. Nossa Conquista ainda era menina…  A igreja ficava abaixo da atual Catedral.Nossas matas eram tão densas que uma única árvore encontrada no Bem-Querer,serviu para todo emadeiramento da igreja. Esta construída em 1806 e demolida em 1932. Ali eram feitas as reuniões dos homens que comandavam a terra. Era um sobrado de dois andares, só que dois andares em uma construção do século XIX correspondiam a uns quatro andares atuais.  As reuniões eram feitas na parte de cima, e graças a isso nossa terra tem o orgulho de ser a mãe do inventor do paraquedas.É que a coisa estava tão feia na Câmara, para variar, tinha um querendo mandar mais que o outro. Isso fez com que fosse marcada uma sessão extraordinária.Essa ocorreu sobre grande tensão, e mesmo antes de realizada gerou grandes transtornos na cidade. Um dos representantes do povo falou na Praça que se não se resolvesse a situação através do diálogo resolveria no porrete. Isso levou o Presidente da Câmara a providenciar dezesseis porretes antecipadamente (um para cada vereador) que ficaram à disposição caso o argumento falhasse. Aquela sessão estava sendo esperada por toda a cidade, todo mundo sabia que o pau ia quebrar. O vigário, sabendo disso, inventou uma viagem a Poções para não ser intermediário daquele bate boca. Enquanto o vigário arrumava a mala, os vereadores se preparavam para o debate e os moradores apostavam. Quem daria a primeira cacetada? Aquilo era o início do desenrolar de um grande fato histórico que passou despercebido à humanidade. Talvez porque na época não tivesse avião,mas se fosse uns cinquenta anos mais pra diante sem dúvida chamaria a atenção do mundo. Conquista perdeu este espaço na história devido a uma questão de tempo.

  Quando os vereadores subiram pra parte altada Matriz para o início da sessão mais esperada do ano, os porretes já estavamna mesa em frente aos seus respectivos donos. O Presidente da Câmara começou asessão mostrando de que lado estava: “Os colegas que concordam comigo estãoconvidados para um churrasco depois de nossa vitória no debate. Quanto aossacanas da oposição, se quiserem cair no pau, é melhor nem passar pela porta”.Isto fez o debate engrossar antes de começar. Um dos participantes tirou opaletó, pulou no centro da sala e gritou: “Você tá querendo comprar os votoscom churrasco, só que comigo a coisa é diferente”. O Presidente da Câmara nãosuportou a afronta e lançou mão do porrete, quando partiu pra cima do colegapra dar uma cacetada, este sentiu que o negócio era sério. Quando viu oguarda-chuva esquecido pelo padre, junto à janela; não perdeu tempo! Pulou dosegundo andar com o guarda-chuva aberto para evitar de cair no pau. Escapou ileso,além de se livrar das pauladas o guarda-chuva amorteceu a queda… E assim foiinventado o Paraquedas para uma humanidade ainda cega pra tais coisas. O nomedo inventor ninguém se lembra, mas só por uma questão de tempo. É sempre assim,a maioria dos gênios nascem fora de sua época

  Quando os vereadores subiram pra parte alta da Matriz para o início da sessão mais esperada do ano, os porretes já estavam na mesa em frente aos seus respectivos donos. O Presidente da Câmara começou a sessão mostrando de que lado estava: “Os colegas que concordam comigo estão convidados para um churrasco depois de nossa vitória no debate. Quanto aos sacanas da oposição, se quiserem cair no pau, é melhor nem passar pela porta”.Isto fez o debate engrossar antes de começar. Um dos participantes tirou o paletó, pulou no centro da sala e gritou: “Você tá querendo comprar os votos com churrasco, só que comigo a coisa é diferente”. O Presidente da Câmara não suportou a afronta e lançou mão do porrete, quando partiu pra cima do colega pra dar uma cacetada, este sentiu que o negócio era sério. Quando viu o guarda-chuva esquecido pelo padre, junto à janela; não perdeu tempo! Pulou do segundo andar com o guarda-chuva aberto para evitar de cair no pau. Escapou ileso,além de se livrar das pauladas o guarda-chuva amorteceu a queda… E assim foi inventado o Paraquedas para uma humanidade ainda cega pra tais coisas. O nome do inventor ninguém se lembra, mas só por uma questão de tempo. É sempre assim,a maioria dos gênios nascem fora de sua época.

Os comentários estão encerrados.