Nova lei define trabalho dos motoristas de carga e de passageiros

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Geral | Data: 07 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

A lei começa a valer na próxima segunda-feira (10).  Motoristas de ônibus e caminhões agora têm horário estabelecido para parar o trabalho e horários determinados para descanso.

Agora é lei. Os caminhoneiros e motoristas de ônibus são obrigados a respeitar novas regras enquanto estiverem percorrendo as estradas. Sancionada pelo governo federal em 30 de abril deste ano, a lei 12.619 mudou a forma de trabalhar destes profissionais. O motivo: os riscos.  Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, quase quatro mil caminhoneiros morrem por ano por causa do excesso do trabalho.

A partir de agora, os caminhoneiros e motoristas de ônibus devem trabalhar 10 horas diárias no volante, descansar pelo menos trinta minutos a cada quatro horas dirigindo, devem ter 11 horas de repouso diário e serem remunerados pelo tempo parado em fiscalizações e terminais de carga e descarga, além de terem direito a uma hora para refeição.

A notícia não agradou muito os motoristas de caminhões, alegando que as pausas reduzem os ganhos dos motoristas autônomos. Eles prometeram inclusive bloqueios em estradas por causa da nova determinação. Mas o Ministério Público do Trabalho já informou que lançará mão de medidas judiciais caso o fato aconteça.

Os comentários estão encerrados.