Núcleo da Criança e Adolescente da Uesb comemora 10 anos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 19 nov 2014

Tags:, , , ,

unnamed (1)Neste mês de novembro, o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), programa de extensão do curso de Direito, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), comemora 10 anos de existência. E, para lembrar a data, será realizada no dia 28 de novembro, às 8h30, uma Sessão Especial, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

O evento irá homenagear a trajetória do NDCA, que, há uma década, oferece atendimento jurídico e psicossocial especializado às crianças, adolescentes e familiares que vivem em situação de violência no município. Dessa forma, o Núcleo vem contribuindo para a efetivação da política municipal de Direitos Humanos voltada para o público infantoadolescente, de acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Além dos atendimentos realizados por sua equipe multidisciplinar, formada por advogados, psicológos e assistente social, o Núcleo desenvolve ações que fortalecem o ensino e a pesquisa, com a participação de estagiários do curso de Direito e através de grupos de estudos interdisciplinares. Com a participação dos membros da equipe multidisciplinar e de outras pessoas ligadas ao universo acadêmico e comunitário, nesses grupos são debatidas temáticas relacionadas com a infância e adolescência, socializando conhecimento.

Nesse sentido, o NDCA também vem contribuindo para a qualificação de discussões em torno da política municipal de atendimento aos direitos de crianças e adolescentes. Firmando parcerias com outros órgãos que compõem a rede de proteção, como Conselhos Tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Vara de Família, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro Especializado da Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Núcleo busca construir novas práticas sociais. Informações Ascom Uesb

Os comentários estão encerrados.