Número de trotes para o SAMU 192 é alarmante

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 30 abr 2014

Tags:,

Da Redação

Somente nos três primeiros meses de 2014, mais de 50% das ligações eram trotes.

samu192Segundo relatório anual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Vitória da Conquista, em 2013, das 206.224 chamadas recebidas pelo serviço, 92.885 foram trotes, identificados ainda na Central. Este ano, a situação não é diferente, das 63.953 ligações recebidas até o mês de março, 33.660 foram trotes. Ou seja, mais de 50% das ligações.

Os trotes não identificados pela Central provocam o deslocamento da equipe que constata, apenas no local, que o possível evento se trata de uma chamada falsa. “Esse tipo de situação gera graves transtornos ao sistema, como a demora do tempo/resposta aos reais acidentes, expondo a população usuária ao risco de morte, bem como causa prejuízos financeiros à administração pública”, alerta a coordenadora geral do Samu 192, Gracielle Gardênia.

Quando ligar para o Samu – Em caso de problema cardíaco e ou respiratório; intoxicação por substâncias químicas; queimaduras graves; maus tratos; trabalho de parto, em que a mãe ou o feto estejam em risco; situação de surto psiquiátrico (pessoas com sofrimento ou transtorno mental); crises hipertensivas; acidentes/traumas com vítimas; afogamento; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; transferência entre hospitais de doentes com risco de vida; entre outros.

Os comentários estão encerrados.