Odontomóvel volta a percorrer localidades levando atendimento odontológico à população

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 03 set 2021

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Secom/PMVC

A Secretaria Municipal de Saúde conta com unidade odontológica sobre quatro rodas, o Odontomóvel, que percorre as localidades da área urbana e rural de mais difícil acesso. Neste mês de setembro, o Odontomóvel volta a realizar o itinerário de atendimentos pelo município, que estavam suspensos por conta da pandemia e o risco aumentado de contaminação por aerossóis.

Durante este mês, o Odontomóvel já está com agenda fechada de atendimentos para a população das localidades de Cabeceira, Itapirema, Estiva, Vila do Bem Querer, Santa Marta, Mucambo, Goiabeira, Assentamento União e Força, além dos condomínios Parque Imperial e Morada da Vitória, na área urbana.

O serviço foi restabelecido garantindo a segurança da população atendida e da equipe, que é formada por cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e condutor. Todos os procedimentos são feitos dentro do Odontomóvel, principalmente casos de urgência, cirurgias de extração, restaurações, raspagem e limpeza preventiva.

“Nossa missão é levar esses serviços de saúde bucal para essas pessoas que moram em povoados mais distantes e oferecer mais assistência para a população de alguns bairros ou condomínios que tem uma população que cresceu muito e a unidade de saúde às vezes não consegue da conta da demanda. Estamos voltando com força total, com segurança, para colaborar com a saúde da nossa população”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Luiza Lorrayne Castro.

O Odontomóvel presta suporte para 40 equipes de saúde bucal das Unidades de Saúde da Família do município e de mais sete unidades básicas de saúde. Nas localidades da zona rural, os Agentes Comunitários de Saúde realizam triagens dos pacientes, identificando as necessidades e solicitando o atendimento itinerante.

Os pacientes que precisam de procedimentos mais complexos recebem o encaminhamento para o atendimento especializado na unidade de saúde referência ou Centro Especializado de Odontologia (CEO).

Os comentários estão encerrados.