Operação do Inema destrói 41 fornos de carvão ilegal na região

0

Publicado por Editor | Colocado em Meio Ambiente, Sudoeste | Data: 07 dez 2020

Tags:, , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-natal-antecipado-1-1.gif

Fonte:B.Ba

Divulgação | Inema

Uma operação de combate ao desmatamento ilegal realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), resultou na destruição de 41 fornos usados para produção ilegal de carvão, na apreensão de mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha e flagrante supressão de mais de 100 hectares de Mata Atlântica. A operação aconteceu nos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada, entre os dias 1º e 4 deste mês.

A operação identificou também situação precária dos trabalhadores que atuavam nessas carvoarias ilegais. As autoridades consideram esses estabelecimentos ilegais quando a matéria-prima utilizada para produção do carvão é, principalmente, fruto de desmatamento ilegal.

“A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, destacou Glauber Guerra, coordenador da Unidade Regional do Inema em Vitória da Conquista.

Os agentes não conseguiram conduzir os responsáveis à delegacia, porque eles fugiram dos locais ao perceberem a presença da fiscalização. No entanto, o Inema afirmou em nota que os proprietários dos imóveis foram identificados e responderão pelos crimes ambientais.

Os comentários estão encerrados.